25 de outubro de 2013

Se Cuide: Cistos No Ovário - O que é?

Eu sempre tive muita cólica, daquelas de ficar de cama e chorar de tanta dor! Sofro com isso desde que mestruei pela primeira vez. Mas como minha mãe também tinha, achava que era "normal".
Até que minha mestruação começou a ficar toda desregulada, nunca sabia o dia exato que viria.
Explique tudo pro ginecologista e ele pediu alguns exames. Um deles foi a ultrassom. E constou que estava com cistos no ovário esquerdo e direito (ovários policisticos).

MAS KARINA, O QUE É CISTOS NO ÓVARIO?
Um cisto ovariano é qualquer coleção de fluido envolvida por uma parede muito fina no interior do ovário. Qualquer folículo ovariano que é maior do que cerca de dois centímetros é classificado como cisto ovariano. Um cisto ovariano pode ser pequeno como uma ervilha ou maior que uma laranja.
 Mas não se apavore , na maioria das vezes, os cistos ovarianos são inofensivos e dão em muitas mulheres.  Esses são alguns sintomas:
SE VOCÊ TEM ALGUNS DESSES SINTOMAS, VÁ AO GINECOLOGISTA.
Sensação de preenchimento ou inchaço do abdome
Muitas espinhas (pele oleosa)
Ganho de peso
Dor fina constante em um ou ambos os lados da pelve
Dor durante a relação sexual
Menstruação atrasada, irregular ou dolorosa
Aumento de pêlos no rosto
Dor abdominal pontiaguda forte, febre e/ou vômitos. Estes podem ser causados pelo sangramento, rompimento ou torção de um cisto.
blog_ovarios
PREVENÇÃO
Prevenção é tudo. Levar uma vida saudável, comer bem, não fumar, nem exagerar na cafeína e fazer exercícios regularmente são grandes aliados na guerra contra os cistos.
COMO TRATAR?
Isso seu ginecolosgista que vai dizer, mas quase todos os casos são tratados com anticoncepcional.
Ele me indicou o Diclin, ainda não comecei a usar, mas depois digo o que estou achando dele.

Eu nunca imaginaria que tinha isso, então não custa nada fazer os exames.
Beijos!

18 comentários:

  1. Sou cheia de cistos! Fui ao médico recentemente e ele deixou isso bem claro. Diz ele que por isso tenho cólica e significa que eu não vou ter dificuldade pra engravidar. Adorei o post, sempre bom comentar esse tipo de coisa porque as vezes tem gente que nem sabe o por quê das dores.

    http://amparoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Dalila, e nem fazia ideia!!
      Verdade, muita gente nao tem conhecimento e não procura um medico ne!?
      Beijos :)

      Excluir
  2. Nossa, nunca havia pensado nisso, e tenho a maioria desses sintomas.. Nunca fui à um ginecologista, acho que está na hora, rs. Parabéns pelo post. :)

    http://mariinatorres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ooi, já tive cistos por nervosismo mesmo, depois sumiu.. kk beijoo


    http://debemcomamake.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. hoje passei para desejar para voce um otimo final de semana!!!
    um grande beijo no coraçao amiga!!!
    www.gostandodavida.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!, Deus te abençoe final de semana maravilhoso, amiga amei a dica e post maravilhoso para nós mulheres, S-U-C-E-S-S-O AMIGA.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, tenha um fds maravilhoso tbm, beijão!!

      Excluir
  6. Nossa eu já tive cistos, e tenho endometriose, é bem complicado..
    Beijos
    www.prypensando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Minha amiga tem e toma alguns remédios para amenizar a situação.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  8. Bastante interessante o post, graças a Deus nunca tive esse problema, mas é sempre bom estarmos atentas e nos cuidados, né? ;)

    Beijos e seguindo no g+ e no google friend connect! ;)
    clá |blog uma garota carioca|

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante seu post, é sempre bom ficarmos sabendo sobre coisas desse tipo!
    beijos
    http://garotaatrevida-01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger