26 de março de 2014

Emagrecimento: Como Emagrecer Com Saúde?

Conquistar um corpo magro é o sonho de praticamente todas as mulheres, e para isso, muitas vezes, as pessoas acabam se iludindo com “dietas da moda”, remédios e fórmulas milagrosas que prometem uma rápida perda de peso em um curto espaço de tempo, entre outros métodos. Porém, o que muitos não sabem é que ao adotar essas práticas, pode até haver uma perda de peso inicial, entretanto a saúde acaba sendo prejudicada e os resultados passageiros.
Isso porque, na maioria das vezes, esses métodos de emagrecimento rápido, são extremamente restritivos, podendo ocasionar a deficiência de energia e nutrientes ao organismo e, consequentemente, sintomas como fraqueza, mal estar, unhas e cabelos quebradiços e até mesmo problemas mais sérios de saúde! Além disso, por se tratar de dietas que fogem completamente dos hábitos alimentares da maioria das pessoas, torna-se difícil mantê-la por muito tempo, fazendo com que os resultados sejam passageiros, além de favorecer o famoso “efeito sanfona”!
Desta forma, para obter bons resultados e emagrecer com saúde, o ideal é a reeducação alimentar, ou seja, mudar os hábitos alimentares de forma correta, a fim de mantê-los para o resto da vida. Além disso, a orientação de um profissional nutricionista também é indispensável neste processo, para uma orientação individual e adequada as necessidades de cada indivíduo.
Além disso, se você pretende conquistar o emagrecimento, algumas dicas podem ajudar!
Evite longos períodos em jejum: ao contrário do que muitos pensam, esse método não promove o emagrecimento, pelo contrário, favorece o acumulo de gordura! Isso porque quando passamos longos períodos sem nos alimentar, nosso organismo entende que é necessário armazenar energia (principalmente na forma de gordura) para suprir suas necessidades;
Coma, preferencialmente, de 3 em 3 horas: este hábito nos mantém saciados por mais tempo, evitando que comamos em exagero; mantém os níveis de energia constantes, evita picos de glicemia (açúcar no sangue); diminui o armazenamento de gordura e mantém nosso metabolismo trabalhando. Porém, é necessário ficar atento aos lanches intermediários, evitando alimentos calóricos e ricos em doces e gorduras e dar preferência às frutas, iogurtes desnatados, alimentos integrais, etc.;
Inicie as principais refeições com a salada: as folhas no geral são ricas em fibras, que promovem a sensação de saciedade, desta forma, ao iniciar as refeições com um bom prato de salada, acabamos consumindo uma menor quantidade de alimentos. Entretanto, é necessário tomar cuidado na hora de temperar a salada! Evite os molhos prontos e dê preferência aos temperos naturais, tais como limão, vinagre e azeite (com moderação);
Dê preferência aos alimentos integrais: sempre que possível, troque o arroz, o pão, o macarrão, entre outros alimentos, pela versão integral, já que são ricos em fibras que, por sua vez, promovem a sensação de saciedade, além de diminuir a absorção de gorduras;
Cuidado com os alimentos ligth/diet: não é porque esses alimentos contêm menor teor de açúcar e/ou gordura, que podemos ser consumidos à vontade. Muitas vezes, algumas receitas feitas com creme de leite light, leite condensado light, requeijão light, entre outros, nem sempre contêm poucas calorias, sendo assim, o ideal é ter cautela no consumo desses alimentos e verificar sempre os rótulos dos produtos;
Pratique exercícios físicos: independentemente da modalidade, além de auxiliar no emagrecimento, a pratica de atividade física promove inúmeros benefícios à saúde;
Isso ai garotas, mais dedicação e menos pressa. 
Texto produzido por Natue - acessem o site: http://www.natue.com.br/
Por hoje é isso. Um super beijo 

9 comentários:

  1. Adorei as dicas, realmente emagrecer precisa de cuidado, mas não é algo tão simples, precisa de disciplina, força de vontade, porque é uma jornada cruel!

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    1. Verdade Andy, como disse a cima, mais dedicação e menos pressa. Mas vale muito a pena né!?
      Beijos!

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  2. Ótimas dicas, bem esclarecedor!
    Beijos,
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