26 de julho de 2014

Papo de Amiga: Dicas Para Perder a Timidez

Na minha infancia e parte da minha adolescencia sofri muito bullying e com isso veio a baixa auto estima e outras coisas ruins, e sempre fui uma pessoa muito timida (do tipo que não aguentava olhar nos olhos de alguém) e com isso tudo piorou! Na paquera então, vixiii, socorro! :o Hahaha
O QUE É TIMIDEZ?
A timidez tem como característica uma pessoa quieta, com medo de falar em público e em falhar na hora, ou o medo de não ser aceito, isso é o que mais acontece. Muitas pessoas não sabe o que exatamente uma pessoa tímida pensa, ela pensa que ele é impotente perto das outras, que as outras são sempre melhores que ela.  Os sintomas que mais apresentam são suor frio, ansiedade, tremedeira, dificuldade em comunicação, gagueira, entre outras, mas essas são as mais comuns. 
Hoje em dia eu sou uma pessoa totalmente "sem vergonha" hahaha 
Ainda sou um pouco timida em relação algumas coisas e sofro de ansiedade, as vezes isso me deixa nervosa e timida (como falar em publico, por exemplo) 
E eu sei como é ruim ser timida, você não faz muitos amigos, não tem uma vida social animada e isso é péssimo. Então hoje eu vim com mais um Papo de Amiga dando dicas para vocês perderem a timidez. Então vamos lá!?
SAIA DO SEU CANTINHO
Eu já perdi a conta de quantas vezes eu ouvia "O gato comeu sua lingua?". Eu sempre ficava no meu canto, calada, as vezes tinha vontade de comentar algo e logo pensava que poderia estar errada e todos iriam rir de mim (e acreditem, quase sempre eu estava certa). E quando falava ficava toda vermelha e até gaguejava. E isso fazia de mim uma guria bem sem graça.
Então fale e não tenha medo de expor suas opiniões.
FALE COM O ESPELHO
Para mim isso é uma dica ó-ti-ma (faço até hoje). Pode falar sobre nenhum assunto específico, é só parar em frente ao espelho e começar a falar, como se estivesse conversando com alguém. Sem perceber, você estará se tornando uma pessoa com mais desenvoltura na hora de se expressar.
TENHA UM BANHO DE LOJA
Auto estima baixa é um dos fatores principais da timidez, então se arrume, se cuide, passe maquiagem, cuide dos cabelos, da pele, compre roupas novas. Isso pode parecer "fútil" mas não é gente, se cuidar é o primeiro passo para se amar e assim ter auto confiança.
ABORDE PESSOAS NA RUA
Pergunte as horas ou a localização de um endereço, mesmo que você não precise de verdade. Este exercício, gradativamente, te ajudará a temer menos as outras pessoas.
FALE EM PÚBLICO
Quando tiver um trabalho de escola para apresentar se disponha a falar, no começo vai ser dificil, mas isso te ajudará muito. Com o passar do tempo, você se acostumará àquela situação até que ela seja tão comum que se torne parte de sua “rotina”.
TENHA ASSUNTO
Se algum de seus amigos te perguntar alguma coisa, ao invés de apenas responder, puxe um gancho para outro assunto, dando continuidade à conversa. Além de parecer mais simpática, você estará treinando sua relação com as outras pessoas. 
AJUDE E PEÇA AJUDA
Qualquer que seja a situação. Ajudar seja em casa, no trabalho/escola, com os amigos ou mesmo desconhecidos, é uma ótima maneira de aumentar seu contato com o resto do mundo. Ninguém morde e, sem dúvida, ajudando os outros, você vai perceber isso.
Para quem é tímido, é muito complicado pedir ajuda de outras pessoas, mesmo para as tarefas mais complexas. No entanto, essa é uma boa oportunidade para lutar contra seus instintos primários (que te levariam a realizar a tarefa sozinha, ainda que isso te custasse um braço).
OLHE NOS OLHOS
Quando conversamos, é muito importante manter contato visual. Olhar para baixo demonstra insegurança, enquanto olhar para os lados dá a impressão de que não estamos interessados no assunto. Olhe diretamente nos olhos de quem você está conversando, mesmo que, no começo, isso te pareça uma tortura.
MATRICULE-SE EM ALGO
Não importa em que aula. Academia, teatro, dança, canto, língua estrangeira, qualquer uma delas será útil para ajudar a superar a timidez, já que você estará lidando com gente que até então não conhecia, e será obrigada a se expor. Além disso, qualquer uma delas será um prazer a mais na sua vida.
LEIA EM VOZ ALTA
Não importa o que. Acostume-se a ouvir alto o som da sua voz. É ela que te permite se comunicar com as outras pessoas e o exercício te ajudará a não ter medo de usá-la no seu dia a dia.
Sabe quando você está na aula e a professora pede para alguem ler o texto? Se disponha a ler, isso ajuda muito. 
DESAFIE-SE E ACREDITE EM VOCÊ
Estabeleça metas diárias, coisas que pareçam difíceis de realizar, como cumprimentar desconhecidos ou puxar papo com o gatinho novo da escola, por exemplo. Pode parecer um sacrifício, mas é muito importante. Realize os “desafios” e, devagar, vai perceber que eles já não parecem tão complicados assim. Por último, acredite em você. Força de vontade e confiança são duas peças fundamentais para quem quer perder a timidez. 
ACREDITE QUE VOCÊ É CAPAZ DE FAZER TUDO O QUE QUISER E QUE NÃO É PIOR QUE NINGUÉM, ACREDITE NO SEU VALOR.

Por hoje é isso amores, até a proxima

Beijos!





4 comentários:

  1. Essas dicas são bem boas! Eu sou tímida e sempre as coisas que são simples par uns, são um desafio para mim. Eu to tentando acabar com isso, falar mais sobre várias coisas e às vezes eu acho que estou conseguindo. Bjs, Ju!
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ju, que essa timidez suma da sua vida haha
      Beijos!!

      Excluir
  2. Adorei as dicas. Passei boa parte da minha vida sendo uma pessoa extremamente tímida (ainda sou um pouco), mas depois de um certo tempo resolvi mudar e deu certo! O que mais me ajudou realmente foi falar em público, ler textos que os professores pedem para a turma, e puxar assunto com estranhos. Então acho que essas dicas vão ajudar muita gente, parabéns!
    XOXO
    www.thalytafabrine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. São ótimas dicas, porém, tão difíceis... rs.
    Mas é preciso coragem e força de vontade!! A timidez tem cura não é mesmo?! Basta querer.
    Adorei!
    http://escrituras-da-alma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu Blog · Design por Alves Alvin · Todos os direitos reservados - Copyright © 2014 · Tecnologia do Blogger